Quando damos lugar a ira podemos lançar palavras que magoam fortemente. A bíblia é um livro muito rico em conselhos, principalmente o livro de Provérbios, um dos conselhos que ela nos dá é refrear a nossa língua, apesar de ser um órgão bem pequeno a mesma pode causar grandes tempestades. Por outro lado, se bem usada, pode trazer grandes façanhas. No casamento não seria diferente... Veja algumas coisas que JAMAIS você deve falar para seu marido ou esposa durante uma briga. Lembre-se que se você frear a língua poderá salvar seu casamento.
1. Eu quero o divórcio
Na hora que os dois estão de cabeça quente, é mais fácil dizer coisas que não têm a intenção de dizer, mas pedir o divórcio é algo que, mesmo se desculpando depois, é difícil de apagar. Isso traz insegurança ao outro.
2. Eu não estou nervoso(a)
Então por que trata o outro com rispidez, bate a porta, fecha a cara, despreza e faz de conta que ele não existe? Negar suas emoções não ajuda em nada. Nós queremos ser aceitos e negar nossas reações com quem amamos não adianta. É melhor tentar se controlar e conversar sobre o que o chateia.
3. Você é exatamente como seu/sua pai/mãe
As chances de você estar dizendo isso não são focadas nas qualidades do pai ou mãe de seu cônjuge, mas nos defeitos. Além de você não estar vendo seu cônjuge por quem ele realmente é, esse tipo de afirmação o fará ficar automaticamente na defensiva. Afinal, o que você gostaria que seu filho fizesse se acontecer com ele um dia?
4. Você é (adjetivo depreciativo)
Seja lá o que for, chamar a pessoa de nomes só aumentam as vulnerabilidades negativamente, seja comparando-a com alguém que você conheceu ou reduzindo-a a tão pouco.
5. Veja, as crianças estão chorando
Antes de mais nada, NUNCA brigue em frente às crianças. E jamais use-as para ganhar vantagem numa briga.
6. Você está SEMPRE atrasado(a), NUNCA faz nada certo, etc
Tire os advérbios SEMPRE e NUNCA quando evidenciar conotação negativa. Isso demonstra total falta de confiança ou mesmo esperança que a pessoa sequer tenha a vontade de melhorar. Não generalize.
7. Isso é tudo sua culpa
Muito raramente o que acontece de errado em sua relação será somente culpa de um só. Assuma suas falhas e responsabilidades.
8. Você não gosta de mim
O drama já é o bastante. Não diga ao outro o que ele sente. Foque no que você sente, e se o ama, precisa respeitar os sentimentos dele. Fazer-se de vítima tirando a importância do problema e desviando o assunto não resolve.
9. Por que você não age como o(a) esposo(a) de fulana(o)?
Não compare seu cônjuge a outro homem ou mulher que conhecem. Você já conhecia suas qualidades e defeitos quando se casou. E todo mundo parece perfeito e desejável visto de um ângulo externo. As aparências enganam. Mantenha o problema em casa.
10. Minha mãe me alertou que você faria isso
Trazer outra pessoa para dentro de uma discussão já é complicado o suficiente, ainda mais se for sua mãe. Se você é tão devoto(a) à sua mãe e ela lhe alertou sobre o futuro cônjuge, então por que se casou? Não jogue seu cônjuge contra sua família, declarando que eles não gostam dele ou acharam isso ou aquilo dele. Se seu cônjuge já tinha um sentimento ruim quanto à sogra antes, por exemplo, isso só vai ajudar a piorar.