Tudo sobre um casamento onde o centro é Jesus

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Controlando a Língua

Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.
Tiago 3.2



O capítulo número três de Tiago fala de sabedoria, de amizade, do hábito de julgar os outros, porém começa com um assunto de suma importância. Começa falando do domínio da língua. Inicia dizendo que todas as pessoas são sujeitas a cometer erros e que aquele que consegue evitar que isso aconteça já se tornou uma pessoa experiente e que adquiriu, ao longo do tempo, o amadurecimento necessário para ter domínio sobre as suas emoções. Faz uma analogia com um navio que, apesar de enfrentar grandes tempestades, grandes tormentas, ter um tamanho fantástico é comandado por uma pequeno artefato chamado de leme, que o guia para onde quem o comanda deseja. E chega ao assunto principal dizendo que o mesmo acontece com a língua, que possui um tamanho pequeno, porém é capaz de fazer grandes façanhas.

Existem pessoas que não conseguem ficar caladas em certas situações e acabam por causar grandes estragos. Ainda hoje luto bastante para ficar calada diante de algumas coisas que, para mim, é um absurdo calar. Desde que casei entendi mais ainda o sentido de calar diante de uma situação onde você pode estar certa, mas dar o braço a torcer é infinitamente melhor do que falar algo que possa machucar nosso amor. A bíblia fala que a língua pode proferir bênção ou maldição. Essa verdade é absoluta em nossas vidas, tudo que falamos é fincado em nosso coração e daí podemos perceber o que há dentro dele.

Quanto o versículo fala de controle do corpo está se referindo a conseguir colocar um freio em sua língua, porém, está também, dizendo em não permitir que sentimentos ruins se apossem de seu coração e que as pessoas que conseguem isso, são aquelas que podem ser chamadas de maduras a ponto de conseguir se controlar.

Estar em um casamento é bem mais do que vemos em filmes de Hollywood. Não podemos permitir que a ira tome conta de nossas decisões e traga consequências que possam destruir nossa relação, tanto com o cônjuge quanto com qualquer um de nossos amigos, parentes, irmão em Cristo.

A mensagem que Tiago nos deixa é que precisamos nos esforçar e nos controlar, não permitindo que as emoções tomem conta de nossos corações e venhamos a sair falando aquilo que venha em nossa mente sem atinar para as conseqüências e ele deixa isso muito claro quando diz que, se até nos cavalos são colocados freios para que eles obedeçam, conosco deve-se ter muito mais cuidado, na medida em que esse freio passa pelo nosso entendimento o que, em última análise deveria ser um facilitador, porém, infelizmente, é um dificultador, pois no caso do cavalo o freio é colocado e, a partir desse momento ele vai onde queremos, já como o ser humano esse freio depende exclusivamente dele próprio e nem sempre as pessoas estão dispostas a se submeter. 

A palavra de Deus é sábia quando nos aconselha, ela é sábia sempre! Se você precisa aprender a calar-se diante de algumas situações, peça a Deus que lhe dê graça para ser longânima ao falar, longanimidade não é nada mais que ser tardio ao falar. Não sei se acontece só comigo, nós mulheres temos mania de recapitular as brigas em nossa mente até que tenhamos a resposta certa, agora imagine se fizéssemos isso depois de calar e repensar se poderíamos magoar ou não nosso amor? Vale a pena ficar calada diante de um stress muito grande, vale a pena orar e pedir perdão a Deus pelos pensamentos que teve durante um momento de ira. Somos humanas, mas temos o Espírito Santo morando em nós para nos dar a paz que excede todo entendimento, nos deixar calmas até que tenhamos o controle de nossas palavras. 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Frase da semana:

Casar não é viver felizes para sempre, isso é conto de fadas. Casar é enfrentar a vida juntos.


Copyright © Simplesmente Casada | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes