Tudo sobre um casamento onde o centro é Jesus

sábado, 31 de outubro de 2015

Amizade entre homem e mulher fora do casamento, pode?



Fiz a mesma pergunta no meu feed de notícias e as respostas foram as mais variadas possíveis. Algumas respostas foram tão boas que colocarei uns trechos por aqui. Antes de tudo, quero deixar claro que vou dar a minha opinião através da minha experiência e mostrar o que a bíblia fala sobre esse assunto. Então, por favor, mesmo que discorde use palavras sábias, sem ofender ou magoar alguém que não concorde com você. Tudo na paz? Então vamos lá...


Já vi isso acontecer com muitas pessoas na faculdade, no trabalho e até mesmo na igreja. Como cristãos que somos, precisamos ter discernimento quanto à forma sutil que o diabo trabalha para nos levar a trilhar caminhos que "parecem direito, mas o seu fim pode ser morte" (Pv 14:12). Particularmente, tenho amizades com pessoas do sexo oposto que vieram antes do meu casamento, algumas foram se desfazendo com o tempo e logo vi que não eram amizades verdadeiras, e sim amigos que tinham segundas intenções. Outras, permaneceram tanto que formamos um trio. Isso mesmo! Um trio. Tenho um amigo que conheci três anos antes do meu casamento, ele sempre foi um grande amigo e estava nos momentos mais difíceis. Desde o início deixamos bem claro que seríamos amigos e nada além disso. Meu marido, namorado na época, tinha um pé atrás até eles se conhecerem melhor e então.. puff! Eles ficaram tão amigos que quem acabou de lado fui eu, rsrs. Esse amigo foi nosso padrinho de casamento e continua sendo muito chegado. Mas, como ter "certeza" que não haverá nada entre nós? É como sempre dizemos um para o outro: Plantamos sinceridade e colhemos fidelidade. Existem algumas regrinhas que foram surgindo com o tempo, não fizemos uma lista, mas naturalmente elas foram aparecendo e fomos notando que dava certo. 
- Antes de todos o meu marido é meu melhor amigo.
- Tudo que está em nossa amizade os três devem saber. Nada de segredos à dois.
- Se o amigo precisa contar uma confidência que seja para o marido. Em caso de amigas, que contem para a esposa.
- Entrar em casa quando o cônjuge não está e ficar a sós com o amigo(a). NUNCA!
O que mais admiro nessas regras é quando esse meu amigo vem na minha casa ele só entra quando vê que meu marido está, outro dia ele veio conversar e quando eu disse que o marido chegava em breve, ele desceu as escadas e ficou esperando meu marido chegar para subir. Isso seria cuidado excessivo? Creio que não! Nós não temos controle de nossas emoções diante de certas situações. Por tanto todo cuidado é pouco. Podemos ter a certeza que nunca vamos cair nisso ou naquilo, mas a bíblia nos alerta sobre ter auto confiança demais: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia. (1 Cor 10:12).


Enfim, é certo ou errado? Creio que para alguns certo, e para outros errado. É preciso separar bem o ciúme doentio do zelo, cuidado e preocupação, dentro dos limites do bom senso. Cada casal tem seu modo de lhe dar, mas não é necessário sufocar o outro com proibições. Na minha opinião se há amizade e bom senso entre os três, sendo o terceiro homem ou mulher, existe sim a possibilidade de uma amizade verdadeira. Aos olhos dos outros sempre terá alguma coisa errada ou pitaco para dar. No início sofremos muito com comentários ridículos sobre esse tal amigo. Nós oramos, deixamos tudo claro e percebemos que havia amizade verdadeira. Não temos só esse amigo solteiro, temos amigas solteiras, casais casados e noivos que são tão próximos de nós que não são amigos só dele ou meu, e sim NOSSOS! Damos conselhos, saímos para nos divertir e ORAMOS juntos. Sim, é possível amizades assim. Resolvi contar nossa experiência porque vejo muitos casos de pessoas que não aceitam em possibilidade alguma que o cônjuge tenha uma amizade com alguém. Deus nos criou para vivermos em sociedade, e excluindo quem você ama de ter amigos é como se você o colocasse em uma jaula. Com o tempo isso vai prejudicar o relacionamento de alguma forma, já que o outro não terá como ou com quem conversar (relacionei  a última frase a qualquer tipo de amizade).



Agora vejamos o problema dessa amizade chegar a uma traição. Concordamos que a decisão será sua e que o erro será de dentro para fora? Se sim, entramos em um acordo. Algumas "amizades" são tão cheias de segundas intenções que chego a me arrepiar com tanta falta de vergonha. Falo isso porque quando temos comunhão com o Espírito Santo ele nos chama atenção para o que pode acontecer e, mesmo não tendo o mínimo de relacionamento com Deus é perceptível uma sentimento ruim quando estamos perto de alguém assim. Então por mais que possamos ter amizades não exclua a possibilidade de algo assim acontecer, ter confiança demais em si mesmo é um erro gravíssimo, pois diz o sábio: A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda. (Pv: 16:18). Vigilância e bom senso. Creio que a amizade deve ser NOSSA. Acho que isso resume totalmente a resposta deste questionamento.

Vamos para algumas respostas sobre o tema: 

Pastor Wellington Gomes: 
O ser humano é gregário e foi criado por Deus para viver em sociedade. O casamento que exclui o cônjuge de se relacionar com outras pessoas é doentio e possessivo. Excluir relacionamentos desta forma é sexismo e discriminação. Atitude de discriminação relacionada ao sexo.

Adrielly Ribeiro: 

Eu acho que pode sim, não somos animais irracionais, essa é a dádiva de ser humano a razão. E razão + bíblia é perfeito! Ter meu marido como melhor amigo não exclui a possibilidade de eu ter outros amigos, mas assim como tudo na vida é preciso estar atento aos limites. A traição não está ligada a ter um amigo, mas ao que está dentro do meu coração, o erro começa de dentro pra fora!

Helizama Oliveira:
Acho que pode sim... Desde que o cônjuge sempre esteja incluso nessa amizade, que nunca os "amigos" saiam sozinhos e deixem o parceiro em casa. Desde que haja uma cumplicidade entre o casal e o "amigo" não sirva de "consolo". Vale sim! Desde que o amigo também não seja solteiro pra não complicar se o solteiro se apaixonar pelo casado. Já vi isso acontecer! Acho que casado precisa de amigos casados! E deve ter pelo menos um casal amigo pra sair junto! Quando nós casados só temos amigos solteiros o papo é de solteiro, as responsabilidades também, e quando não temos maturidade suficiente pra lidar com isso, apresentamos ao nosso cônjuge uma insatisfação que ele não merece, pois queremos viver e dizer o que o solteiro faz e diz e o culpamos por isso. 

Quézia Moraes:
Não! Mas de jeito nenhum nem no esquema e no namoro pode, imagine no casamento. A partir do momento que o homem passa a ter um compromisso sério com uma mulher, ela automaticamente passou a ser sua melhor amiga. Acabou esse negócio de amizade exclusiva, os amigos dele e os meus amigos, agora são NOSSOS amigos, isso é saudável pra relação. Agora, o homem manter amizade com uma mulher e vice versa não acho que seja saudável, poderá abrir brechas para um possível erro.

Anônimo:
Nem concordo, nem discordo, muito pelo contrário. Deve haver maturidade, a amizade pode existir, mas você deve saber os seus limites e a outra pessoa tem que saber os dela. Se você mantém um relacionamento maduro, com confiança e a certeza de que não é qualquer fator externo que vai atrapalhar, então você está pronto para ter uma amizade.



Diante desse tema polêmico deixo esse versículo, para que saibamos que somos todos pecadores e sujeitos a falhas, e que devemos sempre estar alertas para que não venhamos a cair: 
A pessoa que imagina conhecer alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que necessita. 1 Cor. 8:2.


Que Deus, que é onisciente, dê sabedoria à vocês para viverem debaixo da graça!







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Frase da semana:

Casar não é viver felizes para sempre, isso é conto de fadas. Casar é enfrentar a vida juntos.


Copyright © Simplesmente Casada | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes